Nossos corpos sempre têm circulação sanguínea. Os vasos sanguíneos se estendem até as extremidades do corpo, e o sangue fornece oxigênio interno e elementos nutritivos por todo o corpo e descarrega resíduos. Em cada parte do corpo, o sangue sintetiza proteínas do oxigênio e da nutrição ou metaboliza (todas as reações químicas necessárias para as atividades da vida). Então a energia térmica é produzida.

No entanto, se um corpo fica resfriado, o vaso sanguíneo encolhe, causando má circulação sanguínea e destrói esse sistema. Como o oxigênio e a nutrição são insuficientes, a função de muitos órgãos no corpo diminui, causando uma diminuição na taxa de produção de calor e a temperatura corporal diminui. Além disso, o sangue não pode coletar bem os resíduos, de modo que os vasos sanguíneos são facilmente entupidos, causando um círculo vicioso de circulação sanguínea mais reduzida.

A enzima fica mais fraca quando a temperatura corporal diminui. Existem 30.000 tipos de enzimas que ajudam todas as funções do corpo. É uma enzima que digere e dissolve os alimentos e fornece a nutrição absorvida aos tecidos de uma organização. É também uma enzima que descarrega resíduos e toxinas acumuladas no corpo.

Em outras palavras, se uma enzima não funciona, não podemos respirar ou mover um músculo.
Se o corpo esfria, os efeitos das enzimas diminuem acentuadamente e o metabolismo e a imunidade não funcionam completamente, causando um alto risco de doenças no final. Esta é uma explicação científica de por que “relaxar o corpo é uma fonte de todos os tipos de doenças”.

 

Conceito de medicina oriental

Na medicina oriental, desde os tempos antigos, o frio no corpo é considerado uma fonte de todos os tipos de doenças. A medicina oriental tem um conceito de “Qi, Xue e Shui”. Qi refere-se à energia vital que circula dentro do corpo. Xue se refere ao sangue e Shui se refere ao fluido corporal, exceto sangue. Saúde refere-se a uma condição em que esses três elementos são bem equilibrados. Presume-se que o frio do corpo ocorra devido a uma anormalidade neles.
A sensibilidade men excessiva ao frio é classificada principalmente nos cinco tipos a seguir.

 

Relaxar o corpo todo

Esse calafrio é causado pela falta de “Yoki ou Qi quente”, que é energia para aquecer o corpo. Se essa energia de aquecimento do corpo é curta, a energia geradora de calor se torna mais fraca e um corpo fica facilmente resfriado. Isso geralmente acontece com uma pessoa com uma tez fraca e com as pessoas idosas, e suas funções metabólicas diminuem em um grau indisponível para o ajuste da temperatura corporal.

 

Ingestão excessiva de água

É uma condição em que o metabolismo da água e a função gastrointestinal diminuem devido à ingestão excessiva de bebidas e alimentos refrigerados. A interrupção do excesso de água no interior do corpo esfria o corpo. A retenção de água, como o edema, é observada e tende a criar uma forma, o chamado excesso de peso por excesso de água.

 

Sangue viscoso

Como o fluxo sanguíneo é interrompido, o sangue está em uma condição viscosa. As funções para fornecer nutrição e descarga de resíduos pelo sangue não funcionam bem. O sangue não flui para os vasos sanguíneos estreitos no final dos membros, de modo que qualquer pessoa sente frio. Poucas pessoas sofrem de constipação.

 

Frio e vento

Quando o Qi ou energia vital flui de volta, o fluxo de sangue enfraquece, causando fumaça e ondas de calor no rosto e na parte superior do corpo, mas, inversamente, a parte inferior é resfriada. A condição que uma pessoa repentinamente transpira ou se sente tonta no período menstrual é chamada de “hot-flash”.

 

Anemia

Esta é uma condição em que o sangue é insuficiente e não chega ao final do vaso sanguíneo. Uma pessoa fica magra e parece pálida.