Uso do equipamento de proteção individual faz parte das questões de segurança dentro da empresa

Mesmo antes da pandemia do coronavírus, a máscara já era um equipamento de proteção obrigatório dentro de algumas empresas. Unidades hospitalares e todas as indústrias que envolvem alimentos, por exemplo, estão entre elas.  

Com a função de proteger o rosto da pessoa, a máscara de segurança é de uso individual e funciona como uma espécie de respirador que tem como missão evitar qualquer tipo de contaminação, seja ela de bactérias, viral ou até mesmo de objetos que podem atingir o rosto.

 

A importância da máscara pelo trabalhador 

Considerada um equipamento obrigatório de segurança, a máscara de proteção é responsável por garantir a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho. Seu uso traz diversos benefícios para saúde e qualidade de vida, o que influencia diretamente na realização do seu papel dentro da empresa.  

O uso do equipamento faz parte da Norma Regulamentadora número 15 (NR15), a qual fala sobre as atividades em ambientes insalubres. A proteção respiratória evita a inalação de agentes perigosos como partículas tóxicas, poeira e substâncias químicas como gases e vapores.   

 

Por que as empresas precisam investir nesse tipo de proteção?  

Além de ficar em dia com as responsabilidades perante a lei sobre a saúde do trabalhador, as empresas que investem em equipamentos de segurança aumentam sua reputação tanto pelos próprios funcionários como também pela sociedade.  

Os riscos de acidentes de trabalho acabam diminuindo, o que mostra uma responsabilidade social dentro do ambiente de trabalho. Dentro da segurança, os colaboradores contribuem significativamente para o aumento na produção, uma vez que funcionários motivados produzem mais.  

 

Na pandemia: O equipamento pode diminuir os riscos de contaminação?  

Além dos trabalhadores da área médica, o uso da máscara descartável e até mesmo artesanal por parte da população também passou a ser uma das medidas preventivas para evitar a propagação de novos casos do coronavírus no Brasil.  

Estudos recentes mostram que o equipamento pode sim contribuir para frear o vírus, uma vez que pacientes assintomáticos são grandes propagadores do vírus.  

Porém antes de utilizar a máscara é importante seguir algumas recomendações, de modo que elas se tornem realmente assertivas na hora da proteção. Abaixo citamos algumas delas:

  • Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel antes de colocar a proteção respiratória. 
  • O ajuste do equipamento deve ser feito pelo elástico e nunca pelo tecido. 
  • A máscara deve cobrir tanto o queixo como o nariz.  
  • O equipamento deve ser utilizado por no máximo duas horas. 
  • Ao retirar a máscara é importante não tocar no tecido. 
  • Em caso de máscaras artesanais é importante fazer a esterilização do material por 10 minutos através do vapor de água. 

 

https://goen3health.com/pt-br/mascara-a-importancia-dela-no-ambiente-de-trabalho/